PUBLICIDADE

Igreja Matriz em Três Lagoas-MS

Yuri Spazzapan - (67) 9267-0262
PUBLICIDADE

Igreja Sagrado Coração de Jesus, mais conhecida como Igreja Matriz, foi erguida na primeira metade do século XX, foi reconstruída duas vezes. Sua primeira versão tratava-se de um prédio de pequeno porte e de arquitetura rústica que foi substituído por outro prédio de influências góticas e romanescas, mas ainda singelo.

Finalmente, na segunda metade do século XX, na década de 1950, foi construída a terceira versão do prédio. De forma a não atrapalhar os serviços ecumênicos, a nova Igreja Matriz foi erguida do lado de fora da segunda igreja, e somente quando estava já de pé foi o prédio antigo demolido.

Essa terceira versão da Igreja Sagrado Coração de Jesus, de estrutura massiva, possuía traços da Arquitetura Românica a uma primeira vista. Suas ameias, no entanto, remetiam à Arquitetura Gótica italiana, assim como sua rosácea é uma característica da Arquitetura Gótica francesa. Seu interior, por sua vez, possuía elementos do primeiro período da Arquitetura gótica inglesa, esta última também influenciada pela Arquitetura Românica. As esculturas e outros ornamentos da Igreja Sagrado Coração de Jesus possuem influência cubista.

Somente na década de 1990 foi o projeto da terceira Igreja Matriz finalmente completado – uma gigantesca cruz de metal que substituía uma outra menor foi posta à frente do prédio. Mas, apesar de, desde sua construção, ter sido a terceira versão da Igreja Matriz um símbolo da cidade de Três Lagoas para seus habitantes, no ano de 2001 o prédio passou por uma total descaracterização. Suas torres e ameias foram demolidas e o interior da igreja, totalmente modificado, o que deu ao prédio características de um galpão.

PUBLICIDADE