PUBLICIDADE

Rio Sucuriú em Três Lagoas-MS

Por: Danilo Fiuza - http://danfiuza.blogspot.com.br/
PUBLICIDADE

Sucuriú é a designação de uma dança ritual de ameríndios ribeirinhos que desejam adquirir poderes mágicos.

Nesse rito, imitam a cobra sucuri em suas curvas ao rastejar e na maneira de espremer sua caça.

O rio faz parte da bacia do rio Paraná, uma das nove macro bacias hidrográficas do Brasil. Nasce na Serra dos Caiapós, divisor de águas em cujo platô está localizado o Parque Nacional das Emas, na congruência dos municípios Alto Taquari (MT), Costa Rica (MS) e Santa Rita do Araguaia e Mineiros (GO).

Em Costa Rica encontra-se a Cachoeira Salto Majestoso, com uma queda de 68 metros.

Percorre centenas de quilômetros, servindo de divisa para os municípios sul-matogrossenses de Costa Rica, Água Clara, Inocência e Três Lagoas. Passa, então, pelo Salto da Laranja.

Em todo o seu trajeto, possui águas límpidas e cristalinas, uma vez que não é poluído por dejetos de nenhuma cidade. Possui em todo o seu percurso aproximadamente 70 metros de largura.

Local muito visitado aos finais de semana pela população local e da região por ter ranchos, pousadas e praias de areias brancas.

Também é ideal para o turismo rural, pesca esportiva além de ser considerado um dos locais mais adequados para a prática de esportes náuticos da região, sediando até mesmo uma etapa do Aberto Brasileiro de Jet Ski.

É o habitat de peixes como barbados, dourados, pacus e tucunarés.

PUBLICIDADE