PUBLICIDADE

Rio Paraná em Três Lagoas-MS

Rio Feio desaguando no Rio Paraná - Local muito procurado para pescarias (próx. a Ilha Comprida)
PUBLICIDADE

rio Paraná  ('como o mar' ou 'parecido com o mar', do tupi para (mar) e na (se parece com ou como) é um rio sul-matogrossense que nasce entre os estado de São PauloMinas Gerais e Mato Grosso do Sul, na confluência de dois importantes rios brasileiros: o Rio Grande e Paranaíba.

Em seu percurso, banha também estado do Paraná, adquirindo uma extensão total de 4.500 km, que lhe rendeu o posto de o nono rio mais extenso do mundo. O rio Paraná demarca a fronteira entre Brasil e Paraguai numa extensão de 190 quilômetros até a foz do rio Iguaçu.

A partir de Foz do Iguaçu, o rio muda para direção oeste e passa a ser o limite natural entre Argentina Paraguai. Na confluência do rio Paraguai o rio entra inteiramente em terras argentinas e passa a percorrer a direção sul, desaguando no delta do Paraná e, conseqüentemente, no Rio da Prata.

Sua grandeza também foi responsável pelo seu nome, de origem tupi, que significa algo como água grande, ou ainda rio que parece oceano. A sua vazão na foz, de 16.000 m³/s, é comparável à de rios como o Mississippi (18k m³/s) e Ganges (16k m³/s).

PUBLICIDADE