A Rede Municipal de Ensino (REME), composta pelas Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEI), está recebendo, desde o início da nova gestão da Prefeitura de Três Lagoas, diversos reparos que melhoram o conforto, aparência, segurança e funcionalidade dos prédios.

Como um pedido direto do prefeito Angelo Guerreiro, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura (REME), por meio do Núcleo de Manutenção da REME, se empenha na reforma, reparos e melhorias nos prédios. A ação tem se tornado ainda mais eficiente devido o trabalho realizado pelos reeducandos do semiaberto.

Conforme o coordenador do Núcleo, Vagner de Oliveira Costa, no total são 30 reeducandos, sendo 15 homens e 15 mulheres. “Com a mão de obra deles e o dinheiro arrecadado por meio de festa e promoções promovidas pelas próprias escolas, conseguimos uma economia de até 50% nos reparos. Outro ponto é que serviços que demorariam um mês ou mais para serem concluídos foram feitos em apenas 15 dias. Isso é excelente, pois além de dar uma oportunidade social a essas pessoas, gera economia e eficiência”, explicou.

Dentre as ações estão reparos na parte elétrica e hidráulica, alvenaria, substituição e colocação de pisos de cerâmica, substituição e reparos em ventiladores, pintura, construção de murais para recados, reparos em telhados e troca de telhas quebradas.

A secretária de Educação e Cultura, Maria Célia Medeiros, enfatiza a importância desse trabalho. “Nossa bandeira é humanizar o atendimento em geral, ter uma escola mais organizada com tudo funcionando da maneira como deve ser, as crianças ficam mais a vontade e conseguem um melhor desempenho e se sentem melhor acolhidas dentro das unidades”.

Além disso, a REME tem recebido consertos em bebedouros, aterramento de áreas que estavam com início de erosão e remoção de materiais em desuso sendo encaminhados para local apropriado para devido descarte. A zona rural e os distritos também estão recebendo atenção, com diversas reformas e reparos em escolas de Vera Cruz e Distrito de Arapuá.